Plano Safra 2013/2014 é o maior da agricultura familiar, afirma deputado

O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) afirmou que o Plano Safra 2013/2014 lançado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) Pepe Vargas nesta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, é o maior já visto para a agricultura familiar. O parlamentar também comemorou o anúncio de R$ 39 bilhões para o setor e a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) que, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai ampliar o número de famílias produtoras atendidas e qualificar a assistência técnica.
“Esse plano caracteriza um aumento considerável de crédito para a agricultura familiar e uma ampliação da presença de tecnologia no campo. Isso contribuirá para uma mecanização e industrialização da produção familiar”, argumenta Florence, ex-ministro do MDA. Segundo o parlmentar, seu mandato continuará atuando na busca de melhorias para a agricultura familiar. “Vamos trabalhar mais, pois a presidente Dilma prometeu ampliar os investimentos para o setor”, contou.
Sobre a nova agência, a Anater, a presidente Dilma disse que a instituição dará braços e pernas às tecnologias desenvolvidas pela (Embrapa) para aumentar a produtividade. “[A Anater] É um órgão de difusão de tecnologia, concentrado, sobretudo, nos pequenos e nos médios [produtores], porque nós mudamos o patamar. Com tecnologia, se produz, na mesma área, mais e melhor, diminui-se os custos da produção, se adapta e respeita o meio ambiente onde você está”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado federal Afonso Florence

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje