Pesquisas medem a popularidade de vices

Depois de Michel Temer, a figura do vice-presidente nunca mais será a mesma na corrida eleitoral. Os candidatos a vice hoje são alvos de pesquisas que medem a popularidade e até mesmo quantas vezes seus nomes são citados nas redes sociais. E este é o foco do levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp) entre 11 e 20 de setembro, que aponta 826,4 mil menções aos postulantes a vice das cinco chapas mais bem colocadas nas pesquisas de intenção de votos no Twitter.

Quem lidera, segundo a pesquisa, é Manuela D’Ávila (PCdoB), da chapa de Fernando Haddad, com 399 mil referências. Em segundo lugar no ranking, com 339,4 mil referências, está o general Hamilton Mourão, companheiro de chapa de Jair Bolsonaro (PSL). Os demais são Kátia Abreu, candidata a vice de Ciro Gomes (PDT), com 77,6 mil menções; Ana Amélia, que concorre a vice de Geraldo Alckmin (PSDB), com 23,8 mil menções; e finalmente Eduardo Jorge, na chapa de Marina Silva (Rede), com 20 mil menções.

Tendencioso

O site Ilisp reviveu no último dia 20 um editorial de 2017 do jornal Folha de S.Paulo, em que o editor-executivo Sérgio Dávila sugeriu a simpatia de muitos dos jornalistas de lá pelo ex-prefeito da cidade de São Paulo e atual candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad. A matéria do Ilisp, que se autoproclama uma fábrica de ideias liberais, também traz recortes do editorial de Dávila que embasam a tese de que aquela redação foi terreno fértil para a agenda de Haddad, além de ter trabalhado de forma tendenciosa quando São Paulo foi administrada por um candidato de direita, no caso, João Dória Jr.

O governo dos Estados Unidos, pelo menos essa administração atual, parece determinado a tornar ineficazes todas as instituições internacionais”Hassan Rouhani, presidente do Irã, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde criticou o presidente Donald Trump. Este, por sua vez, atacou na mesma Assembleia a “ditadura corrupta do Irã” e “o socialismo da Venezuela”. 

Dinheiro para a Bahia

Por mais que o deputado federal baiano Lúcio Vieira Lima (MDB) tente se descolar da imagem do apartamento no bairro da Graça, em Salvador, onde foram encontrados R$ 51 milhões em dinheiro vivo – caso no qual virou réu junto com seu irmão Geddel Vieira Lima –, a internet não perdoa e os memes voltam para lembrar os eleitores do que já foi notícia.

Em tempos de campanha eleitoral, o WhatsApp tem sido ambiente de disseminação de montagens diversas envolvendo os políticos, e Lúcio não escapou da criatividade. Os internautas fizeram circular a foto do parlamentar com os milhões ao fundo, acompanhada dos dizeres “Lúcio Vieira, o deputado que traz mais recursos para a Bahia”.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo