Pelo 2° dia consecutivo, Prefeitura realiza inquérito epidemiológico contra a COVID-19

Depois de mobilizar equipes, com a aplicação de questionários, orientações aos moradores, testagem e identificação de pessoas com sintomas da doença infecciosa viral respiratória, ontem (15), no Parque São Bernardo, a Prefeitura ampliou a ação; nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou inquérito epidemiológico no distrito de Riacho da Guia e no Km 12.

Devidamente paramentados, os profissionais visitaram casa a casa, com entrevistas para identificar moradores que já tiveram contato com o vírus. De acordo com a SESAU, os objetivos principais são ampliar a detecção precoce da doença, monitorar os casos, reduzir as subnotificações, orientar a população sobre os cuidados necessários e reduzir os índices de contágio.

Foto: Divulgação

Pessoas que informaram quadro compatível com a doença infecciosa viral respiratória e completaram 10 dias, desde o aparecimento dos primeiros sintomas, passaram pela testagem rápida para COVID-19. Moradores com síndrome gripal que não chegaram ao 10° dia de sintoma foram referenciados, pelas equipes, às unidades de saúde para avaliação, e pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com casos confirmados de coronavírus receberam recomendações imediatas e protocolos de isolamento.

Foto: Roberto Fonseca

O inquérito epidemiológico – que começa na zona rural, especificamente nos bairros onde foram registrados maior número de casos e óbitos da COVID-19, com prioridade também para as áreas que apresentam maior número de crianças com diagnóstico de infecção por coronavírus – será realizado, a partir da próxima semana, também na zona urbana, contemplando outras regiões da cidade.

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as ações integram uma série de medidas adotadas pela gestão com foco no enfrentamento ao coronavírus. Ela reforçou que as equipes seguem em campo, continuamente, atuando para fortalecer a rede de cuidados e assistência às pessoas, frente à pandemia. “O poder público municipal não tem poupado esforços, com ações inclusive nos bairros mais distantes do centro da cidade, porque entendemos que as ações de combate ao coronavírus precisam chegar não só à zona urbana, mas também à zona rural. Por isso, as equipes estão mobilizadas, em campo, com o inquérito epidemiológico casa a casa, que chega, já na próxima semana, também a outros bairros. É uma investigação detalhada que nos permitirá a execução de novas medidas de combate à COVID-19”, ressaltou a gestora da pasta.

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou ainda que inicia, nesta sexta-feira (17), uma grande ação de enfrentamento à COVID-19 na Central de Abastecimento, das 9h às 13h, com blitz educativa, orientações à população, distribuição de máscaras e abordagem das equipes sobre prevenção em saúde. A previsão é de que a ação continue também no sábado, e novas etapas sejam iniciadas na próxima semana.

Confira imagens da ação no distrito de Riacho da Guia:

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo