Parceria visa formação para uso das Praças da Ciência

alunos

Educadores da rede estadual e de 19 municípios que abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento, afirmou o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, durante a abertura da 5ª edição do Secti na Área, evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), nesta quarta-feira (27/07). As Praças da Ciência buscam popularizar a ciência nos espaços públicos, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, além de promover e incentivar o conhecimento científico de forma lúdica.

“Atualmente não podemos pensar em educação sem pensarmos, também, em tecnologia. Por isso estamos estreitando os nossos laços com a Secti, com o objetivo de melhorarmos, ainda mais, a qualidade da educação pública em nosso estado. Estas praças serão dinamizadas, com esta parceria e quem ganha são os estudantes e professores”, afirmou o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, lembrando que a primeira formação de professores para o uso das praças será em Biritinga e Muritiba.

De acordo com a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, além da formação, será confeccionada, também, uma cartilha para ser distribuída entre os educadores. “Estas praças serão mais um equipamento para fortalecer a educação científica nas escolas. Vamos iniciar a produção da cartilha e estruturar a formação dos educadores para que as praças sejam mais do que um espaço de lazer”, disse.

Secti na área – A 5ª edição do Secti na Área, trouxe o tema “Tecnologias na Escola: Possibilidades e Desafios” com foco na interação entre áreas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da Bahia. O evento contou com a participação do superintendente de Inovação da Secti, Thomas Buck, de Nildon Pitombo, subsecretário da Educação; Lázaro Cunha, diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Flávio Gonçalves, diretor do Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje