Parceria entre poder público e iniciativa privada fortalece educação na zona rural de Conde

conde4

Quase três anos após um novo anexo da Escola Municipal Castro Alves ser construído e equipado em Pedra Grande, distrito do município de Conde, os cerca de 220 moradores da localidade foram inseridos em um novo ciclo de transformação social, principalmente na área da educação. Em atividade na nova estrutura desde junho de 2013, a escola é mantida pelo Instituto Gente, do grupo Aurantiaca, fabricante da água de coco Obrigado, e atende 84 crianças e adolescentes, com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1.

Na manhã desta quarta-feira (23), o governador Rui Costa conheceu os projetos desenvolvidos na unidade e que mudaram a perspectiva da comunidade. Segundo dele, este modelo de parceria fortalece as ações que vêm sendo desenvolvidas há um ano pelo programa estadual Educar para Transformar. “É um exemplo a ser seguido por outras empresas com presença social marcante, contribuindo com a educação, com a cultura, com a leitura, com a informática, enfim, dando oportunidade a essa meninada, abrindo um novo horizonte, um novo mundo”, disse.

A exemplo do Centro Digital de Cidadania (CDC), que possui 16 computadores cedidos pelo Governo do Estado, as atividades extracurriculares, como as aulas de capoeira, flauta doce, coral e o projeto da horta, são abertas a toda comunidade. A diretora do Instituto Gente, Mónica Morais, afirmou que o desenvolvimento social na localidade tem sido crescente. “Hoje, na escola, eles leem, escrevem, são extremamente responsáveis, cuidadosos. Eles se apresentam com a música, a capoeira e têm uma autoestima elevadíssima. Sentem orgulho do que fazem”, explicou.

À Secretaria Municipal de Educação de Conde cabe o custeio dos professores, já as despesas com equipe de apoio, manutenção das instalações e alimentação são de responsabilidade do Instituto Gente. Todas as crianças e jovens da comunidade, independentes de estarem matriculadas, têm a possibilidade de tomar café da manhã e almoçar na escola.

lém de sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca e parque infantil, um campo de areia também está à disposição dos estudantes, como Gilmar Santos, de 19 anos, aluno do 5° ano. “Para nós foi uma felicidade ter uma escola dessa aqui na comunidade. Até hoje, nunca vi uma assim. Nós estudamos com muito prazer de aprender”, disse.

 

Fonte: Secom Governo da Bahia/Foto: Mateus Pereira

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo