Pagamento do IPVA com 10% de desconto tem prazo prorrogado

Os proprietários de veículos têm até esta quarta-feira, 11, para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 com 10% de desconto. Devido a um problema na conexão do Banco do Brasil com a  Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) na última sexta-feira, 6, data limite para a quitação da cota única, a Secretaria de Fazenda da Bahia (Sefaz-Bahia) decidiu adiar o prazo final para o pagamento.

Segundo informações do Governo do Estado, a conexão entre Banco do Brasil e Prodeb ficou inoperante durante algumas horas, o que dificultou o pagamento em terminais de autoatendimento para parte dos contribuintes. A quitação da parcela única também pode ser realizada em agências ou caixas eletrônicos do Bradesco e do Bancoob, contanto que o proprietário esteja com o número do Renavam em mãos.

A portaria com a prorrogação do prazo será publicada nesta terça-feira, 10, no Diário Oficial do Estado. O abatimento de 10% vale somente para o pagamento da cota única à  vista e não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, cujos valores podem ser consultados no site do Detran-BA (canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Valor).

Abatimento de 5% e parcelamento

Quem não pagar a cota única com desconto de 10% pode ainda receber 5% de abatimento ao quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira parcela. Esta data varia de acordo com o número final da placa do veículo, como mostra a tabela abaixo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento das parcelas.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje