Ordem é salvar desempenho de Aécio em Minas Gerais

Apesar do cenário sombrio reforçado pelos números das pesquisas que apontam poucas chances para a candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB) na corrida ao governo de Minas, a ordem no partido é não deixar o clima de desânimo tomar contar da campanha. O objetivo principal é evitar que o quadro desfavorável ao partido no Estado afete o desempenho do senador e presidenciável Aécio Neves.

O dia nesta quarta no partido foi dedicado a longas reuniões entre coordenadores de campanha e aliados. À tarde, a coordenação se reuniu no comitê central para pedir esforço redobrado. Horas depois, o ex-secretário de Estado Danilo de Castro, que assumiu recentemente a coordenação geral da campanha, convocou o secretariado e pediu empenho de todos em nome da campanha tucana. Mais do que qualquer tentativa de virada no cenário estadual, que mostra, segundo pesquisa Ibope, o adversário Fernando Pimentel (PT) 20 pontos à frente, a ordem é garantir vitória de Aécio em seu reduto eleitoral. A tentativa de empolgar os tucanos a não desistir do projeto em nome do senador está amparada pela mesma pesquisa Ibope que mostrou que, com 29% das intenções de voto, Aécio passou Marina Silva (22%) em Minas e atualmente ocupa a segunda posição no Estado.

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 33% dos votos. O esforço concentrado em Minas em nome do projeto nacional de Aécio passa pela presença do senador no Estado, aspecto já constatado desde o fim de agosto, quando lideranças do PSDB reconheceram que a campanha descuidou de Minas sob a confiança de que o senador e ex-governador não teria dificuldades em manter a preferência do eleitorado. Agora a ordem é ficar o maior tempo possível em solo mineiro. A partir desta sexta, o presidenciável cumprirá uma agenda intensa de viagens pelo Estado. A série de compromissos começa com corpo a corpo na região de Venda Nova, na capital. No sábado, o presidenciável seguirá para o Vale do Aço, onde visita as cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Na segunda-feira, Aécio estará em Minas novamente em destino ainda não definido e, na quarta-feira, fará campanha em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Cenários Opostos

Tucanos não escondem a preocupação. “A vaca foi para o brejo. Não tem um fato novo, e Pimentel não para de crescer. Nós não saímos do lugar, mas vamos lutar até o último dia”, disse um tucano. Enquanto isso, Fernando Pimentel (PT) afirmou estar firme no propósito de ampliar o número de votos e ganhar no primeiro turno. “Vamos continuar pedindo votos”.

Mais velhos e com escolaridade baixa são os mais indecisos

Apesar da queda de 5 pontos percentuais no índice de eleitores indecisos, conforme pesquisa Ibope dessa terça, em Minas pelo menos 17% dos entrevistados não sabem em quem votar para o governo. O percentual de indecisos é maior entre as pessoas com mais de 55 anos (21%) e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental (24%). O levantamento também registrou que, entre os que já definiram o voto em Pimenta da Veiga (PSDB) ou Fernando Pimentel (PT), o nível de escolaridade é o mesmo: são eleitores com formação superior. O mesmo ocorre quando é considerada a renda familiar. O tucano e o petista dividem a preferência (25%) dos que ganham mais de cinco salários mínimos. O Ibope mostra Pimentel com 43% das intenções de voto contra 23% de Pimenta.

Fonte: O Tempo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo