O eleitor brasileiro está satisfeito ou insatisfeito?

1. Recentemente, toda a imprensa brasileira divulgou uma pesquisa do conceituadíssimo instituto norte-americano PEW RESEARCH sobre a conjuntura brasileira. A pesquisa foi realizada em abril. 2. A resposta que teve o maior destaque na imprensa -inclusive com gráfico- foi sobre satisfação do brasileiro. INSATISFEITOS 72%. SATISFEITOS 26%.   

3. Na última pesquisa de maio, do IBOPE, o resumo executivo deu o seguinte resultado: INSATISFEITOS 17%. SATISFEITOS 71%.
     
4. A diferença é de tal tamanho que se foi entender as razões. Como se sabe, dependendo das perguntas aparentemente semelhantes, os resultados podem ser diferentes e muito diferentes, como foi o caso.
     
5. O PEW RESEARCH perguntou: “Em geral, você está satisfeito ou insatisfeito com o modo como as coisas vão no seu país?”
     
6. O IBOPE perguntou: “Como o(a) sr(a) diria que se sente  com relação à vida que vem levando hoje? Muito Satisfeito/Satisfeito, Muito Insatisfeito/Insatisfeito.”
     
7. Ou seja. Pew quer saber a opinião de uma pessoa sobre o país. IBOPE quer saber de como a pessoa se sente consigo mesma.
     
8. Perguntas aparentemente semelhantes, mas que -no fundo- são muito diferentes e por isso as respostas são antípodas.
     
9. Por isso há que se ter muito cuidado numa leitura apressada de pesquisas. Leia primeiro a pergunta que foi feita ao eleitor e depois compare e avalie os números.

 

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje