Nupemec mobiliza comarcas do interior para as Semanas de Conciliação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Bahia prossegue com o trabalho de integração e mobilização de unidades judiciais para participar das Semanas de Conciliação. Neste mês de setembro, a ação foca nas comarcas do interior.

Vitória da Conquista é a primeira a receber a visita do Nupemec, que iniciou as atividades na região nessa segunda (4) e prossegue até quarta-feira (6). Na semana seguinte (de 11 a 15) será a vez de Ilhéus e Feira de Santana e, de 18 a 22 de setembro, Barreiras e Juazeiro.

Juízes, faculdades, representantes do governo municipal e instituições parceiras, como OAB, Ministério Público e Defensoria Pública são convidados a participar de encontros para relatar a experiência local com conciliações e dar sugestões de melhoria do trabalho para as Semanas de Conciliação.

“É um trabalho de colaboração e de sensibilização. Vamos conhecer a realidade das comarcas e avaliar o que podemos fazer para melhorar os resultados, de forma conjunta”, afirmou o servidor do Nupemec, Jorge Trindade, responsável pelas visitas.

O Nupemec já realizou ação semelhante na comarca de Salvador, com reuniões com magistrados, diretores de secretarias, faculdades e instituições parceiras.

As Semanas de Conciliação do TJBA acontecem de 20 de novembro a 1º de dezembro. Já estão abertos os prazos para inscrição de processos e de voluntários. As inscrições acontecem através do site do TJBA, por meio do link Nupemec, que fica na parte inferior da página do Tribunal, na relação de Programas Institucionais.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode cadastrar um processo que esteja em trâmite. As empresas, que desejam participar com uma quantidade maior de processos, podem fazer uma lista no programa ‘Excel’ e efetuar a inscrição de todos eles de uma só vez. Posteriormente, os diretores de secretaria das unidades, junto com os juízes, selecionarão aqueles processos com possibilidade de acordo para entrar na pauta das Semanas de Conciliação.

O Nupemec está vinculado à Assessoria Especial da Presidência (AEP – II) e, pela primeira vez, coordena as Semanas de Conciliação, que englobam a Semana Nacional de Conciliação, promovida Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: Ascom TJBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje