Novos membros do Conselho de Alimentação Escolar são empossados

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, empossou, nessa segunda-feira (13/03), os 14 novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), formado por representantes de pais de alunos, entidades de classe e organizações da sociedade civil. A posse aconteceu na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na ocasião, Pinheiro falou sobre a importância da atuação do Conselho. “O Conselho é fundamental para a gente ir ajustando a questão da segurança alimentar, das condições de compra, qualidade e acompanhamento nutricional por parte de um profissional”, afirmou ao acrescentar que “nós temos buscado não só cumprir a lei mas, principalmente, cumprir a nossa obrigação que é entregar uma alimentação de qualidade, em quantidade ideal, como um dos melhores complementos para a vida dos estudantes”, destaca o secretário.

A ex-conselheira empossada como presidente do Conselho, Elaine de Almeida, acredita que “o Conselho é essencial no que diz respeito à fiscalização, pois a sociedade civil organizada fiscaliza a alimentação escolar, os conselheiros visitam escolas e verificam como está sendo realizada a execução dos recursos que vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) frente à alimentação escolar”, diz.

Para a conselheira Nadja Gomes de Santana, representante de Entidade Civil Organizada/ Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN 5), cada representante tem um papel fundamental no Conselho. “Nós garantimos a qualidade da educação, que é de direito no que tange tanto ao aspecto nutricional quanto ao aspecto higiênico-sanitário. Por isso, o profissional habilitado para a escolha de cardápio e acompanhamento da refeição escolar é o nutricionista”, explica. Márcio Tavares, ex-presidente do CAE, também compareceu a posse dos novos conselheiros.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje