Nova região agrícola brasileira é lançada na Bahia

KA 1

A Bahia é a líder em área cultivada e em produção da nova região agrícola brasileira, a Matopiba, formada pelo oeste do estado, além do sul do Maranhão, leste do Tocantins e sudoeste do Piauí. Considerada a nova fronteira agrícola do país, a região já representa 12,8% da produção nacional de grãos e também conta com uma agência de desenvolvimento e ações nas áreas de financiamento, capacitação, pesquisa e infraestrutura.

O lançamento oficial da Matopiba na Bahia foi realizada nesta sexta-feira (15), no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste, com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do governador Rui Costa, pesquisadores, produtores da região, além de autoridades locais. A solenidade também aconteceu em Tocantins, no Maranhão e no Piauí.

De acordo com o governador, chegou o momento do Nordeste ser restituído daquilo que deixou de receber durante décadas, quando a maior parte dos investimentos do governo federal era voltado para o Sul-Sudeste. “Eu parabenizo a criação da agência de desenvolvimento e acredito que será uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento nordestino”.

Segundo a ministra Kátia Abreu, a agência será mista, com produtores e empresários no conselho, junto com o governo. “Os produtores é que vão indicar as demandas. Esta agência terá foco em três áreas específicas. A primeira é a infraestrutura da nossa região. A segunda, a inovação em tecnologia, e terceira, o fortalecimento da classe média rural. Centenas de milhares de produtores que nunca receberam um curso de qualificação profissional vão poder ascender à classe média”. 

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Fotos: Manu Dias/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje