Nova missão da PF mira pessoas próximas a Lula e Odebrecht

odebrecht

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (20) uma operação para investigar pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por prática de tráfico de influência.

Informações de VEJA.com revelam que o “sobrinho” de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, está entre as pessoas que foram levadas a depor. Ele é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, irmão da primeira esposa do ex-presidente.

O foco da operação de hoje – batizada de Janus – é apurar se contratos da construtora Odebrecht com a empresa de engenharia em nome de Taiguara dos Santos foram utilizados para o pagamento de vantagens indevidas.

Segundo a investigação, a empresa de construção civil foi contratada pela empreiteira para reformar o complexo hidrelétrico de Cambambe, na Angola. A obra recebeu um financiamento do BNDES no valor de US$ 464 milhões.

Os agentes federais cumprem quatro ordens judiciais de busca e apreensão, duas de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) e 5 intimações na cidade de Santos, em São Paulo.

Janus

De acordo com a PF, o nome da operação é uma referência ao Deus romano Janus (ou Jano). “A menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, quer mostrar como deve ser realizado o trabalho policial, sempre atento a todos os lados e aspectos da investigação”, diz a nota oficial.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje