‘Não podemos permitir que escondam nossos mortos’, diz Fábio Vilas-Boas

A omissão dos dados relacionados aos índices de infectados e mortos pelo novo coronavírus (Covid-19) tem gerado fortes críticas ao governo federal. Na manhã desta segunda-feira (8), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, classificou a transparência dos dados como “uma das armas para vencer a pandemia”.

Ele condenou a iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que gera inclusive mais impactos negativos na imagem do Brasil no exterior, de onde vem parte dos insumos e equipamentos para ajudar no combate ao vírus.

“Nós não podemos permitir que escondam nossos mortos, nem falseiem dados da Covid-19. Choramos e nos solidarizamos com as famílias de brasileiros que perderam entes queridos nessa pandemia. É preciso seriedade científica para que nosso país continue a gozar do respeito internacional”, disse ao bahia.ba.

Vilas-Boas reforçou ainda que a Bahia vai seguir atuando com ações rigorosas de distanciamento, bem como investindo na assistência aos infectados. O estado tem inclusive se articulado com outras regiões para solicitar que a Opas (Organização Panamericana de Saúde) coordene uma compra coletiva de medicamentos que estão em falta.

Ainda nesta segunda uma lista com os remédios usados no tratamento da doença deverá ser entregue à entidade internacional. A estratégia ocorre em paralelo ao MS, devido a falta de suporte mais efetivo por parte do governo federal.

“Seguiremos trabalhando, fortalecendo o distanciamento social e ampliando a assistência e o acesso às pessoas atingidas pela Covid-19. A transparência é uma das armas para vencer a pandemia”, declarou o secretário.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo