Na OCDE, apenas Brasil e Chile não têm idade mínima para aposentar

O Brasil está acompanhado apenas do Chile, em uma comparação com os principais países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), na falta de uma idade mínima como regra de acesso à aposentadoria por tempo de contribuição no INSS.

O Chile, no entanto, tem um sistema diferente, em que cada trabalhador contribui para sua própria aposentadoria.

No Brasil, a idade média de aposentadoria hoje é 54,47 anos. Houve uma tentativa de criar idade mínima no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), sem sucesso.

Para o ministro Carlos Gabas (Previdência), o assunto deverá ser discutido no fórum sobre a Previdência, mas a adoção da regra 85/95 incorpora uma idade mínima implícita, que seria de 60 e 65 anos para mulheres e homens, respectivamente.

Para Marcelo Caetano, especialista em previdência, porém, a conta é questionável: quem começa a trabalhar aos 18 anos poderia se aposentar com 54 (mulheres) ou 59 anos.

“A idade de 60/65 anos já é muita baixa. Veja o caso da Grécia. Mesmo com toda a resistência a medidas de austeridade fiscal, eles admitem elevar a idade mínima das aposentadorias dos atuais 62 anos para 67 anos.”

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo