Microsoft comprará LinkedIn por US$ 26,2 bilhões

linkedin

A Microsoft anunciou hoje que comprará a rede social profissionalLinkedIn por 26,2 bilhões de dólares, a maior aquisição já feita pela empresa.

Cada ação da rede social será comprada por 196 dólares, totalizando os 26,2 bilhões. O anúncio foi feito em post publicado no blog da Microsoft.

O texto afirma que o LinkedIn irá manter sua independência e características após a aquisição. Na posição de CEO continuará o atual chefe executivo da rede social, Jeff Weiner. Ele se reportará diretamente a Satya Nadella, atual CEO da Microsoft.

Reid Hoffman, chefe do conselho, cofundador do LinkedIn e grande acionista, participou das negociações e deu total apoio, afirma o texto.

A aquisição será feita completamente em dinheiro–não existe permuta de ações nesse caso. De acordo com as empresas, o trâmite deve ser concluído ainda neste ano.

“O time do LinkedIn criou um fantástico negócio centrado em conectar profissionais de todo o mundo”, disse Nadella no comunicado. “Juntos, podemos acelerar o crescimento do LinkedIn, assim como o de Microsoft Office 365 e Dynamics, à medida que procuramos empoderar todas as pessoas e organizações do planeta.”

“Mudamos a forma como o mundo se conecta a oportunidades, essa relação com a Microsoft e a combinação entre a nuvem deles e a rede do LinkedIn nos dá a chance de mudar o modo como o mundo funciona”, disse Weiner.

“Nos últimos 13 anos, estivemos posicionados para conectar profissionais e para torná-los mais produtivos e bem sucedidos, e estou ansioso para liderar nosso time ao longo desse novo capítulo da nossa história”, completou.

O acordo, que foi aprovado de forma unânime entre os conselhos da Microsoft e do LinkedIn, ainda terá de ser aprovado por acionistas do LinkedIn e agências regulatórias.

A princípio, a Microsoft vai financiar a operação por meio da emissão de novos papéis de dívida.

Após a conclusão da transação, a gigante espera reportar os resultados do LinKedIn como parte de seu segmento Productivity and Business Processes (Produtividade e Processos de Negócio).

O mercado recebeu bem a notícia. Após o anúncio, as ações do LinkedIn já acumulam um aumento de mais de 48% na manhã desta segunda-feira.

Esta é a primeira grande aquisição da Microsoft sob o comando de Satya Nadella, que assumiu o cargo de CEO em fevereiro de 2014.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje