Médicos reguladores da Sesab paralisam as atividades

sindmed sesab

Médicos reguladores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) estão em greve por tempo indeterminado desde esta quinta-feria, 14. Os casos de  urgência e emergência estão sendo priorizados, segundo o sindicato da categoria.

Beatriz Oliveira, 11, foi vítima de bala perdida e, na tarde desta quinta, precisava ser transferida do Hospital Ernesto Simões. “Estamos esperando vaga”, contou a madrinha, Luciana Oliveira. Às 19h de quinta, a Sesab informou que a paciente Beatriz foi regulada para o Hospital Geral do Estado.

A categoria reivindica melhoria nas condições de trabalho e retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado desde novembro. “É importante que a população entenda que a central não produz vagas. Apenas estuda o perfil dos pacientes e encaminha para unidades de saúde de acordo com as vagas disponíveis”, explica a diretora do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Débora Angeli.

“O número de reguladores é insuficiente”, relata a médica Sheila de Sá.

Negociação

A Sesab informa que está em negociação com a categoria e  a retirada da insalubridade foi uma correção realizada por meio da Secretaria estadual da Administração,  respaldada pela Procuradoria Geral e  pela Auditoria Geral do Estado, devido a  irregularidades na prática.

Servidores que considerarem as atividades insalubres podem pedir reavaliação da junta médica do estado, inclusive com efeito retroativo.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo