Mais desemprego: Petrobras planeja transferir sonda 82 para Sergipe

LOCAR

A Petrobras planeja transferir no mês de Junho para o estado de Sergipe a sonda 82 e com isso 150 trabalhadores da Guindaste Brasil, Cheim e Locar serão demitidos. Eles atuam na área de Desmontagem, Transporte Montagem (DTM) das três empresas, que prestam serviços à estatal de petróleo.

Segundo Radiovaldo Costa, diretor do Sindipetro, a transferência da sonda resultará em grandes prejuízos para a economia baiana. Dentre eles, o sindicalista cita a elevação do número de desempregados, a queda da quantidade de poços perfurados no território baiano, a evasão de investimentos na cadeia produtiva do mercado de petróleo local para outro estado e a diminuição da arrecadação com o ISS e royalties. “O conjunto destes fatores impactará negativamente na economia da microrregião de Alagoinhas”, assegurou.

“Os trabalhadores não serão transferidos para Sergipe e perderão seus empregos”, salientou Costa, acrescentando “que a cadeia produtiva do segmento petrolífero será atingida, agravando ainda mais a crise do setor na região”.

Sondas

A desmobilização dos investimentos da Petrobras na Bahia e a transferência de equipamentos para outros estados, desde 2010, são fatos constatados pelo Sindipetro, que vê com grande preocupação as ações da empresa.

“Em 2010, a Petrobras possuía 14 sondas para perfuração de poços de petróleo na Bahia, mas nestes cinco anos o número caiu para apenas quatro, revelando na prática, os desinvestimentos da companhia”, revelou ao Alagoinhas Hoje o dirigente sindical.

A sonda 82 opera na Bahia há três anos em vários campos de petróleo. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo