Macrodrenagem da Cavada: Em visita à obra, prefeito pede celeridade

O prefeito Joaquim Neto esteve presente na região da Cavada, na manhã desta segunda-feira (11), acompanhando a visita técnica realizada pela secretária de Infraestrutura (SECIN), Maria das Graças Reis, às obras de Macrodrenagem da Lagoa da Cavada, uma das maiores obras de prevenção a alagamentos do município, que vai beneficiar diretamente os moradores da Cavada, Alagoinhas Velha, Inocoop I, Inocoop II e Alagoinhas IV.

Diante do entendimento de que os moradores dessas áreas historicamente afetadas pelos alagamentos não podem mais esperar– por se tratar de problemas crônicos e que se estendem há mais de 50 anos – o prefeito pediu celeridade na execução da obra, prevista para ser entregue em julho, e determinou que seja designada uma nova frente de trabalho para o turno da noite, aumentando assim o percentual da entrega. A nova equipe de trabalho já começa a atuar a partir da próxima segunda-feira (18).

“Estamos cientes e alertas ao problema das chuvas em nossa cidade, não é à toa que, desde maio de 2019 e com um investimento de R$ 12 milhões, iniciamos essa grandiosa obra de combate a alagamentos em nossa cidade”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. A Prefeitura está em contato com a empresa responsável para que, juntos, achem meios de acelerar a obra, “pois o sofrimento dessas pessoas que têm suas casas alagadas é o meu sofrimento e precisamos que isso seja resolvido de uma vez por todas”, completou o prefeito.

TÚNEL DE DRENAGEM:

Após atingir cerca de 75% de conclusão, a frente de trabalho avança na Inocoop I, na Rua B, com a construção de um túnel de drenagem de 360 metros, responsável por conduzir as águas da chuva da Lagoa da Cavada até a região do Horto, de onde as águas seguirão seu fluxo natural.

Atualmente, o avanço só não ocorre em seu cronograma normal por conta do solo, que tem recebido um grande volume de chuva nos últimos meses. Foram feitos vários pontos de sondagem antes do início da obra, mas à medida em que a escavação avança no túnel a terra vai desmoronando.

De acordo com a secretária de Infraestrutura,Maria das Graças Reis, a Macrodrenagem da Cavada, que será entregue em julho, deve orgulhar a todos que vivem em Alagoinhas: “essa é uma obra estruturante, toda a parte da escavação do túnel está sendo realizada com tecnologia avançada, a partir do método não destrutivo, aquele que acontece de forma subterrânea e sem danificar o pavimento”, revela a secretária.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje