Lupi deixará cargo que ocupava por indicação do Ministério do Trabalho

Um ano após sua exoneração por denúncias de irregularidades, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi vai deixar o cargo de conselheiro do BNDES destinado ao ministério. Ele será substituído pelo ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT).

A troca foi anunciada ontem pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), presidente do conselho, e confirmada pelo ministro Brizola Neto (Trabalho e Emprego), responsável pela indicação ao cargo no banco.

À época, sua exoneração foi recomendada à presidente Dilma Rousseff pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Por ocupar o cargo, Lupi recebia cerca de R$ 6.000 mensais que eram pagos trimestralmente, quando da realização das reuniões ordinárias do conselho.

O BNDES negou que Lupi participasse e recebesse pelas reuniões, mas o ex-ministro confirmou que ia aos encontros e que recebia os pagamentos do banco.

Lessa será nomeado para o conselho por Dilma após a portaria que o coloca no cargo de assessor especial do Ministério do Trabalho for publicada no Diário Oficial da União. A nomeação dele no ministério foi confirmada ontem pelo gabinete de Brizola Neto.

CURRÍCULO

Lupi disse à Folha que Lessa é um ótimo nome para substituí-lo e que não saiu antes do cargo porque não era de sua competência tomar essa decisão.

Lessa assume cargo no governo federal após não ser eleito prefeito de Maceió (AL). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou sua candidatura em razão de uma dívida eleitoral. O partido dele é presidido por Lupi.

A Presidência da República não se manifestou e informou que Pimentel e a direção do BNDES é que falariam sobre o assunto.

Antes de anunciar o nome, Pimentel, por meio de sua assessoria, informou que esperava a indicação do substituto por Brizola Neto.

A assessoria do ministro do Trabalho, por sua vez, informou que a indicação havia sido feita ao Desenvolvimento em junho de 2012.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje