Justiça Federal em Sergipe suspende venda de campos de petróleo e gás da Petrobras

campo-terrestre-1

O juiz Edmilson da Silva Pimenta, substituto da 3ª Vara Federal em Sergipe, suspendeu ontem à noite a venda dos campos terrestres da Petrobras em todo o Brasil ao acatar ação popular de autoria de Vando Santana Gomes e Alealdo Hilário dos Santos. 

Os campos de Buracica, em Alagoinhas, e Miranga, em Pojuca, estão incluídos na decisão liminar da Justiça Federal e não poderão ser vendidos. 

A Petrobras certamente tentará modificar a sentença.

Para Radiovaldo Costa, diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, a decisão do juiz federal sergipano é uma grande vitória daqueles que desejam proteger a Petrobras da privatização e manter os investimentos estratégicos da companhia em regiões importantes do país, com as quais a empresa possui relacionamento de mais de cinco décadas. “Agora, é continuar lutando para defender um patrimônio do povo brasileiro, construído com o esforço e suor de milhares de trabalhadores do setor de petróleo, que a direção da companhia quer ceder à iniciativa privada ferindo a lei de licitações”, garantiu o sindicalista. 

A Justiça Federal suspendeu também a venda da BR Distribuidora. 

Buscando fortalecer a ação, representantes dos sindicatos nos demais estados detentores de campos terrestres petróleo e gás incluídos na lista de venda da Petrobras entrarão como litisconsortes (denominação dada aos diversos litigantes que se colocam em um mesmo lado da relação processual). 

Clique no link abaixo e leia a decisão liminar concedida pela Justiça Federal. 

liminar-campos-terrestres-pdf-1 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo