Joseildo defende reforma política em celebração dos 25 anos da “Constituição Cidadã”

SESSÃO CONSTITUIÇÃO 1

O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, defendeu nesta quinta-feira (03), durante Sessão Especial em Homenagem aos 25 anos da Constituição Federal, a necessidade de uma ampla reforma política capaz de fortalecer o sistema político e a Constituição Brasileira. “Celebrar o texto constitucional também é defender a reforma política, a mãe de todas as reformas. É a única forma possível de atualizar e aprofundar a jovem democracia brasileira”, afirmou.

A Sessão foi realizada no plenário da Casa e contou com a participação do ex-governador e vereador de Salvador, Waldir Pires, a ex-deputada constituinte e senadora Lídice da Mata (PSB), do diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Celso Castro, do também professor da UFBA, o juiz federal e membro do CNJ, Saulo Casali, de representantes da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Estado. Em seu pronunciamento, Joseildo lembrou os muitos brasileiros que participaram de forma ativa do processo de redemocratização do país e contribuíram para a formulação da Carta Magna.

“Certos brasileiros, especialmente os mais jovens, que não viveram os desmandos do período autoritário, talvez pensem que a Constituição tenha surgido por uma normal decorrência das relações de Estado. Talvez não saibam que a Carta de 88 resultou de uma longa e renhida luta, levada a efeito por homens e mulheres das mais variadas origens e idades, que arriscaram a vida e a liberdade, para que hoje pudéssemos desfrutar do ambiente democrático que vivemos”, disse.

Em sua palestra magna, Saulo Casali Bahia, que também é membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), endossou a preocupação do deputado e defendeu a implantação do financiamento público exclusivo de campanha com um ponto crucial da reforma.  “Outros temas são mais polêmicos, mas esse é um momento de reflexão e avaliação para que a nossa constituição seja atualizada”, apontou.

SESSÃO CONSTITUIÇÃO 2

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos – Fotos: Kamila Matos

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje