Inhambupe vai discutir preservação e qualidade da água

INHAMBUPE 1Uma delegação composta pelos membros do Conselho de Meio Ambiente de Inhambupe, empresários e cidadãos do município participa nesta segunda-feira (dia 21), no município de Alagoinhas, de audiência pública na qual será discutido o Plano das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe e a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água.

O objetivo, de acordo com o presidente do Conselho e secretário de Agricultura de Inhambupe, Nélio Costa, é  definir o melhor uso da água, envolvendo questões como a conservação de rios e riachos, assoreamento das margens, proteção de matas ciliares, poluição ambiental, saneamento básico, outorga do uso de água e o manejo.

O Enquadramento dos Corpos de Água estabelece o nível de qualidade da água que deve ser obrigatoriamente alcançado ou mantido em um trecho do rio ao longo do tempo, fazendo com que o nível da qualidade das águas atenda às necessidades atuais e futuras estabelecidas pela sociedade, de acordo com os usos existentes e não apenas a condição atual das águas. Dessa forma, o enquadramento busca assegurar a qualidade da água de acordo com a sua destinação e diminuir os custos de combate à poluição das águas, promovendo ações preventivas permanentes.

Além do encontro em Alagoinhas, estão previstas ainda a realização de oficinas e consultas públicas nos municípios de Camaçari, Serrinha e Feira de Santana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Inhambupe – Foto: ASCOM

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje