Indústria perde importância na economia baiana e em 22 estados

A Bahia foi o estado brasileiro que mais sofreu retração da indústria na composição do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. A queda foi de 6,6 pontos percentuais entre 2010 e 2013 – último dado disponível. Em 2010, a indústria baiana representava 27,1% do PIB do estado e em 2013 esse percentual caiu para 20,5%. A informação, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), integra o estudo Perfil da Indústria nos Estados.

De acordo com a pesquisa, 23 unidades federativas sofreram perda de participação da indústria no PIB. Em 11 estados, o decréscimo foi igual ou maior que a média nacional – a contribuição da indústria para o PIB brasileiro passou de 27,4% para 24,9%.

Segundo o superintendente de desenvolvimento industrial da Federação das Indústrias da Bahia – Fieb, Marcos Vehine, a principal explicação para a queda acentuada nos números da Bahia está na indústria de transformação. Ele destaca que, dos 20,5% que a indústria representava para o PIB da Bahia em 2013, 7,3% dizem respeito à indústria de transformação.

“Dentro desse setor, um terço é relativo ao refino, que sofreu forte queda no período 2010-2013. Apesar dos preços do petróleo em alta na época, a política de preços internos estacionada fez com que os derivados ficassem em valor inferior ao praticado no mercado internacional”, explica.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo