Horário político cai 32%, mas ainda é o mais visto
Conhecido afugentador de público da TV aberta, o horário eleitoral perdeu muita audiência neste ano, mas ainda segue como o programa mais visto da TV.
Em seu segundo dia no ar, quarta-feira (20), o horário político alcançou na faixa noturna (das 20h30 às 21h20) cerca de 32 pontos de audiência (soma das redes abertas que o exibiram). Na última eleição presidencial, em 2010, esse índice na primeira semana de exibição estava na casa dos 47 pontos, uma queda de 32%. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.
Mesmo mantendo-se com boa plateia, o horário eleitoral está levando a audiência dos canais pagos a índices recordes, chegando a deixá-los na frente da Globo em ibope.
Na quarta-feira (20), a Globo marcou durante o horário eleitoral noturno média de 16,2 pontos de ibope, ante 18,4 pontos dos canais pagos somados.
Em dias sem horário político, a soma da audiência dos canais pagos na faixa noturna não passa dos 9 pontos, e a Globo costuma registrar 28 pontos de audiência.
A TV por assinatura já tinha abocanhado cerca de 80% em audiência com a estreia do horário político à noite, na terça-feira, dia 19. No segundo dia de exibição, obteve um ganho de mais 15% em ibope.
Fonte: Folha de São Paulo