Governo vai esperar conclusão de sindicância sobre IBGE para agir

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) afirmou, em coletiva de imprensa neste sábado (20), que o governo só vai adotar providências a respeito do “erro gravíssimo” cometido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) após a conclusão de uma sindicância que trabalhará por 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

O instituto informou na sexta-feira (19) que a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada um dia antes, continha erros e retificou uma série de dados. O problema teria ocorrido porque o peso das regiões metropolitanas foi superestimado em alguns Estados.

“Criamos uma comissão de sindicância, tem um prazo para analisar e estabelecer a recomendação ao governo. Só depois disso, o governo tomará qualquer providência. Gostaria de não fazer juízos antecipadamente”, disse a ministra quando questionada sobre a permanência da atual presidente do instituto, Wasmália Bivar. O IBGE é uma entidade vinculada ao Planejamento.

Belchior afirmou que a rápida correção “não apaga o erro, que de fato é gravíssimo”, mas mostrou transparência do instituto –que foi alertado, após a divulgação dos primeiros dados, por “uma série de órgãos, de dentro e fora do governo”, segundo a ministra.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo