Governo cria medida para evitar que bancos cobrem mais tarifas de clientes

Media proposta pela equipe econômica prevista para ser anunciada nesta sexta-feira, (15) pela presidente Dilma Rousseff vai exigir que os bancos criem novos pacotes de serviços que serão oferecidos aos clientes de forma padronizada.

Esses pacotes, a exemplo do que já acontece nas chamadas tarifas básicas (como as cobradas sobre saque, extrato e transferências) servirão para facilitar a avaliação dos correntistas sobre os custos cobrados por cada banco, ajudando a aumentar a comparação com terceiros e a concorrência.

A ideia proposta é criar três novos tipos de pacotes. Já há alguns meses, o governo vinha trabalhando no assunto. Os técnicos detectaram que os bancos estavam aproveitando os pacotes para driblar normas e criar novas tarifas, o que é vedado sem a autorização do BC.

Segundo a Folha apurou, também serão anunciadas medidas para aumentar a transparência nos contratos de crédito e de câmbio.

A ideia do BC é reforçar ainda medidas que já existem mas não estão sendo integralmente cumprida pelos bancos. Uma delas é que trata da divulgação de forma clara do Custo Efetivo Total. Na prática, é o valor final, incluindo todas as taxas de custos embutidos no financiamento que ele está contratando.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje