Governadores do Nordeste ameaçam processar Marun

Em carta enviada nesta quarta-feira (27) ao presidente Michel Temer, os nove governadores do Nordeste prometeram processar o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB), e os agentes públicos envolvidos em práticas como a liberação de recursos em troca do apoio à reforma da Previdência, de acordo com a Folha.

O documento é uma reação a declaração feita nesta terça (26) por Marun, depois de reunião com Temer.

O ministro afirmou que a liberação de recursos de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal, seria utilizada como moeda de troca com governadores para que eles pressionem deputados a aprovar as alterações nas regras de aposentadoria.

Para Marun, a medida não se trata de chantagem, e sim de uma “ação de governo”

“Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme”, afirma trecho da carta assinada pelos governadores do Nordeste.

“Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis”, completa o documento.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo