Governador visita obras de restauração do Forte do Barbalho

As obras emergenciais de consolidação e estabilização do Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo, mais conhecido como Forte do Barbalho, em Salvador, chegaram à etapa final. Nesta terça-feira (7), o governador foi ao local acompanhar o andamento dos trabalhos. As intervenções orçadas em R$ 3,7 milhões duraram 14 meses, sob coordenação da Secretaria de Cultural do Estado (SecultBA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
“Conseguimos fazer um investimentos de quase R$ 4 milhões para garantir a estrutura do Forte que estava comprometida por várias infiltrações. A idéia agora é que o espaço se torne um centro de produção cultural, voltado para teatro, cinema, eventos. Além disso, queremos tornar o espaço útil para a população com atividades esportivas e circenses para que a garotada incorpore o Forte ao seu dia a dia”, disse o governador Jaques Wagner.
O Forte é propriedade da União, com uso das Forças Armadas/Exército, e é a maior fortificação construída em território baiano. Ela é tombada pelo Ministério da Cultura (MinC) como Patrimônio do Brasil, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1957.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje