Forças de segurança da Bahia treinam para atuar nas Olimpíadas 2016

Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI)
Mais um capítulo da preparação das forças de segurança pública para os Jogos Olímpicos 2016 foi iniciado na manhã desta quinta-feira (2), com a abertura do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), no Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, na Avenida Centenário, em Salvador. O evento, que acontece no local até sábado (4), visa o alinhamento estratégico das ações em casos de desastres de massa na Arena Fonte Nova, motivados por fenômenos naturais ou ataques terroristas nos dias de jogos. Ao todo, durante as Olimpíadas, a Arena Fonte Nova vai receber dez partidas de futebol, sete masculinas e três femininas, incluindo pelo menos um jogo da Seleção Brasileira.
Sobre a ação de treinamento ocorrida nesta quinta, a perita criminal da Polícia Civil, Tânia Gesteira, afirmou ser “fundamental para que as forças saibam agir de maneira organizada e integrada nos grandes eventos. É uma ferramenta poderosíssima para a segurança do cidadão”. As atividades do curso contemplam palestras, trabalhos de grupo, provas e um simulado de mesa, por meio de uma maquete do estádio de futebol que servirá como base para o entendimento dos profissionais. Os três dias de capacitação também serão uma preparação das forças de segurança para o II Congresso Internacional de Desastres de Massa (Cidem), realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Fiesta Bahia, e no dia 12, na Arena Fonte Nova, onde ocorrerão simulações de busca e salvamento.
Segundo o tenente-coronel, Júlio Nascimento, corredenador operacional do SCI, “esse curso é uma introdução básica para gestão de desastres. Ele prevê o entendimento das forças a fim de minimizar os danos causados por eventuais atentados”. Representantes das policias Federal, Técnica, Civil e Militar; além do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, da Transalvador, entre outros órgãos, vão intensificar o conhecimento prático das especificidades do esquema de segurança para estádios de futebol.
De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles, estas ações são somadas às diversas atividades de treinamento e capacitação realizadas desde a Copa das Confederações, em 2013. “Tivemos situações de grande sucesso em eventos de tamanha magnitude, como as Copas do Mundo e das Confederações. A segurança pública deu um show e aprendeu na prática. Este conhecimento adquirido está sendo reforçado para que, nas Olimpíadas, a gente desempenhe um trabalho ainda melhor”, ressaltou o coronel.
Inscrição para o Cidem
Aberto ao público, o II Congresso Internacional de Desastres de Massa (Cidem) será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho e deve reunir cerca de duas mil pessoas. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site http://www.cidem2016.com.br/inscricoes, onde é possível encontrar mais informações do Cidem.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Camila Souza/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje