Força Aérea Brasileira leva ajuda humanitária para o Peru

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está a caminho do Peru com kits de ajuda humanitária enviados pelo Ministério da Integração Nacional para as vítimas das enchentes que provocaram já dezenas de mortes e deixaram centenas de milhares de desabrigados no país andino.

O auxílio consiste basicamente de 75 tendas operacionais de 25m² de área útil, que deverão atender a 750 pessoas. A expectativa é a de que a aeronave Hércules C130 da FAB, que decolou hoje do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, chegue neste sábado até os necessitados.

Essa ajuda oferecida ao Peru é muito semelhante à que o Brasil forneceu ao Haiti no final de 2016, quando este foi atingido pelo furacão Matthews, o mais forte a passar pela região do Caribe desde 2007.

Ao longo dos últimos anos, o país vem se fortalecendo como um importante fornecedor de auxílio humanitário pelo mundo. Como no caso da Síria, por exemplo, que o Brasil tem ajudado com doações em dinheiro, alimentos, remédios e outros itens…

Mas, principalmente, quando se trata de regiões mais próximas. Foi assim com o Equador, há quase um ano, quando do abalo sísmico que matou 670 pessoas, e do Chile, onde as Forças Armadas brasileiras ajudaram a combater, no final de janeiro, os piores incêndios florestais da história do país.

No território nacional, o Ministério da Integração Nacional tem se esforçado para atender a uma série de problemas emergenciais provocados por fatores como secas, chuvas intensas, erosões e colapsos de construções. Só em 2017, a pasta já reconheceu 1.060 situações de emergência ou calamidade.

 

Fonte: Sputnik Brasil

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje