Fabrício Faro sairá da Secretaria de Educação

Após conversar com o prefeito Joaquim Neto nesta terça-feira (16), o secretário municipal de Educação, Fabrício Faro (direita), decidiu sair da administração municipal, acompanhando a decisão do deputado federal Paulo Azi (DEM), que na última terça-feira (9) anunciou, na Rádio Alagoinhas Hoje, com exclusividade, o rompimento político, em resposta à demissão de Jaldice Nunes e à movimentação do chefe do Executivo. 

Marco Antunes, secretário de Governo, sogro de Faro, também deixou a gestão joaquinista. 

Na última quinta-fera, em conversa telefônica com o editor do site Alagoinhas Hoje, o prefeito Joaquim Neto, que estava em Brasília, demonstrou confiança na permanência dos dois secretários.

Em relação a Faro, o chefe do Executivo disse que mantêm proximidade familiar com o gestor da Secretaria de Educação, regada a viagens e a rodadas etílicas. “Viajamos e bebemos juntos”, reforçou.

Joaquim Neto citou dois secretários com os quais não mantém amizade visando pontuar o relacionamento próximo com o demissionário gestor da Secretaria de Educação. 

Uma fonte disse ao site que talvez o prefeito tenha confundido compromissos éticos com rodadas etílicas, termos próximos, mas com significados completamente diferentes.

Para além dos laços mantidos entre o prefeito e o secretário, será muito difícil encontrar substituto com o perfil de Fabrício Faro, capaz de unir competência técnica, trato pessoal educado, cortês e respeitoso com o funcionalismo da Secretaria de Educação. 

Nesta terça-feira, em rápida conversa com o editor do site Alagoinhas Hoje, Fabrício Faro ressaltou sua satisfação pela campanha #ficafaro, argumentando que de sua parte não há nenhuma desconsideração aos promotores da movimentação por sua permanência e nem aos trabalhadores da Secretaria de Educação. “Agradeço às pessoas que organizaram a campanha por reconhecerem o trabalho realizado, mas optei pela saída em função de meus compromissos com quem me indicou para a administração e acreditou ser possível avançar na melhoria da educação pública municipal”, enfatizou o secretário demissionário. 

Nomes

Com a confirmação da saída de Marco Antunes, o advogado Gustavo Carmo, secretário de Comunicação, é o nome mais forte para assumir a Secretaria de Governo, passando a ser, se for indicado, o principal articulador político do joaquinismo no último biênio da administração.

Tácio Lobo, atual secretário de Planejamento, é o nome mais cotado para a Secretaria de Educação. 

 

Foto: SECOM/PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo