Expo Alagoinhas 2013 atinge recorde em negócios

A XVI Exposição Agropecuária de Alagoinhas, realizada de 02 a 06 de outubro, foi considerada um marco em toda a região, tanto pela organização quanto pelos negócios gerados durante os quatro dias de evento.

Recordes nos negócios, atingindo a aproximadamente R$ 500 mil através de leilões, compras e vendas, à parte, de cavalos, bezerros, vacas, touros e de equipamentos, como também no consumo de populares nos diversos stands de restaurantes, bares e de produtos em geral.

“Foi a melhor exposição que fizemos, não é apenas a gestão pública que está comentando o êxito, mas todos os que participaram – expositores, criadores e negociantes”, informou o prefeito Paulo Cezar. Cerca de 200 mil pessoas estiveram visitando o parque e assistindo shows musicais durante a Expo 2013.

Este ano, a Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAG) homenageou o pecuarista Rubens Sérgio, o Rubão, proprietário do touro premiado “Astro”, da raça Gir. O animal esteve na exposição, vindo de Uberaba, Minas Gerais, prendendo a atenção de crianças e adultos pelo seu porte e beleza.

As atividades da Expo começaram no dia 2 (quarta-feira) quando os animais de diversas cidades baianas e de outros estados começaram a chegar ao parque; logo após começou a montagem dos stands de empresas e barracas para consumo de comidas e bebidas, torneio leiteiro e leilão.

Na sexta-feira, 04, foram realizados julgamentos de cavalos da raça campolina e de touros Gir e Girolando. À tarde, o prefeito Paulo Cezar, o vice-prefeito Geraldo Almeida, e o secretário de Agricultura, Jenser Souza, recepcionaram o secretário de Agricultura, Eduardo Sales, e o vice-presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Humberto Miranda.

No sábado, 05, foram realizados leilões e julgamentos de animais e torneios; no domingo, 06, leilão.

As noites de sexta-feira, sábado e domingo foram dedicadas a shows com grandes atrações, sendo que no sábado, 05, o espaço ficou lotado para os shows de As Coleguinhas, Seu Maxixe, Garotos do Samba e Bagagem Arrumada.

Na sexta feira, 04, se apresentaram Cangaia, Vanoly Cigano e Moreno & Marron. No domingo, 06, É o Tchan, Terra Samba, Patrulha do Samba, Boka de Vea e PQE.

Dentro do evento ocorreram várias exposições especializadas, como as de gado girolando, gir leiteiro, cavalo campolina, de máquinas, equipamentos e de pequenos animais.

Como também feiras de agricultura familiar e artesanato, de pequenos animais; de indústria, comércio e de serviço; leilões; manifestações folclóricas regionais; palestras e encontros técnicos; parque de diversões; praça de alimentação; práticas agrícolas; stands de entidades assistenciais; torneio leiteiro e turismo rural.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) esteve presente em um stand com serviços da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, com orientação contra a dengue. Também o Núcleo de Apoio e Prevenção à Aids – NAPA, realizou trabalho durante a Expo. O acordo entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as empresas de transporte público surtiu efeito, com os coletivos circulando toda a noite para diversos bairros.

A Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e a Guarda Municipal tiveram colaboração importante no evento.

A XVI Expo Alagoinhas foi realizada pela Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura – SEMAG -, com a apoio do Governo do Estado, chancela da Associação dos Criadores de Cavalo Campolina da Bahia (ACCCB), em parceria com a Associação dos Criadores de Gado Girolando, Núcleo do Gir Bahia – Sergipe, Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) e a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL.

Fonte: SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje