Everaldo: ‘Bolsonaro pode fazer coisas perigosas para os estados’

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, avalia que “inspira preocupação” aos estados o período de transição entre os governos de Michel Temer (MDB) e do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Em entrevista ao bahia.ba na tarde desta segunda-feira (12), Everaldo ponderou que ainda não dá para fazer avaliação prévia dos “riscos” do novo governo à Bahia, mas afirmou que os governadores veem “sinalizações perigosas” do presidente eleito, como no caso da chamada ‘MP do Saneamento’, medida provisória que, se aprovada, obrigará os municípios a fazer licitação para executar obras de água e esgotamento sanitário.

Para alguns parlamentares, a MP abre espaço para privatização do setor, por enfraquecer a atuação dos estados e pela dificuldade de orçamento enfrentada pela maior parte das cidades brasileiras.

O texto foi aprovado há duas semanas pela comissão mista que a analisava no Congresso, e precisa de aprovação em plenário no Senado e na Câmara. Além do empenho de Bolsonaro pela aprovação da MP do Saneamento, o presidente eleito articula com o governo Temer também a provação da proposta de reforma da Previdência.

“A preocupação é geral, mas ainda não há uma questão específica do governo da Bahia. Agora, há vários perigos, como essa movimentação dele de acabar o Ministério do Trabalho e a articulação com Temer para aprovar a reforma da Previdência como está aí. A medida provisória do saneamento vai criar dificuldade para os governos estaduais. São coisas que dão sinalizações perigosas. Ele pode fazer coisas perigosas para os estados”, avalia Everaldo.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo