Estudantes participam do programa Technovation para criar aplicativos que resolvam problemas sociais

Mais de 50 jovens mulheres estudantes do Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado em Itabuna, no Sul do Estado, já se inscreveram no programa Technovation, uma competição de tecnologia e empreendedorismo na qual times formados por cinco garotas de 10 a 18 anos desenvolvem aplicativos que solucionam problemas sociais. A iniciativa é uma parceria entre a organização americana Technovation Iridescent e o Instituto Paramitas.

Podem participar do desafio meninas dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico de todo o país. As inscrições dos times compostos por cinco meninas e dos mentores devem ser feitas até o dia 7 de março, através do link: https://my.technovationchallenge.org/. O prazo para submissão dos projetos na plataforma é 25 de abril.

De acordo com a diretora do colégio, Rosimeire Guerra, o interesse das alunas para participarem do programa foi motivado após a realização de uma formação do Google Apps For Education ou Google Sala de Aula, promovida pelo Instituto Paramitas para professores e estudantes, por meio do projeto e-Nova Educação, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “As estudantes pesquisaram e avaliaram o quadro social da cidade para escolherem os temas dos aplicativos, com o objetivo de solucionar os problemas identificados e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como pobreza, meio ambiente, paz, igualdade, educação e saúde, que são as seis metas da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica.

A estudante Samara de Melo, 15, e suas colegas de equipe estão elaborando um aplicativo para combater a agressão contra a mulher. “Ele servirá para denunciar casos de agressão física e verbal e, também, terá informações que explicam o que é um relacionamento abusivo”, revela.
O time liderado pela estudante Ana Carolina Alves, 16, também está engajado na iniciativa. “Pensamos em desenvolver um aplicativo na área da Saúde para beneficiar a sociedade, levando-a para mais perto da população. Nele, o usuário poderá identificar o posto de saúde mais próximo de sua casa, terá acesso a um cartão virtual de vacinação e receberá notificações sobre campanhas de vacinação, além de outras funções que ainda estamos pensando”, diz entusiasma.

Mais sobre o programa 

Durante 12 semanas, através do Technovation, as jovens mulheres estudantes, além de programarem aplicativos para celular, desenvolvem um plano de negócios para lançá-los no mercado. Os times são orientados por facilitadores e mentores da área tecnológica. As finalistas viajarão para o Vale do Silício, onde apresentarão seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial. Além disso, irão concorrer a um prêmio de 10 mil dólares e apoio para a finalização e o lançamento do aplicativo no mercado. As vencedoras farão parte de uma rede de contatos e recursos que as ajudará a seguir na carreira empreendedora.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo