Estudantes participam de festival sobre eficiência energética

colegio-sergio-carneiro-festival-ligado-na-energia-6
Es­tu­dantes do Co­légio Es­ta­dual Antônio Sérgio Car­neiro, no bairro de Are­noso, em Sal­vador, deram início nesta se­gunda-feira (8) a sua par­ti­ci­pação no fes­tival ‘Tô Li­gado na Energia’, uma ação re­a­li­zada pela Co­elba, através do Pro­grama de Efi­ci­ência Ener­gé­tica (PEE), em par­ceria com a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. Com o in­tuito de atrair os alunos para o apren­di­zado sobre o uso ra­ci­onal e se­guro da energia elé­trica nos am­bi­entes es­colar e do­més­tico, a ação fun­ciona como uma gin­cana, que pros­segue até 1º de ou­tubro em uni­dades es­ta­duais com Edu­cação In­te­gral.

Líder da equipe La­ranja do Co­légio Es­ta­dual Antônio Sérgio Car­neiro, o es­tu­dante Ruan Con­ceição, 14, 8ª série, conta que está em­pol­gado em aprender se di­ver­tindo com as ta­refas do fes­tival. “Estou ado­rando esta gin­cana porque é um pro­jeto que, através de brin­ca­deiras, apren­demos a criar novos há­bitos em re­lação ao uso da energia elé­trica. Em casa, já estou mais cons­ci­ente como, por exemplo, não co­loco mais tênis para secar atrás da ge­la­deira porque esta ati­tude faz com que o motor do apa­relho tra­balhe mais e, con­se­quen­te­mente, gasta mais energia. Também, con­venci meus pais a tro­carem as lâm­padas co­muns pelas de led, que são in­fi­ni­ta­mente mais econô­micas”, re­lata.

O es­tu­dante Natan San­tana, 15, 1º ano, líder da equipe Azul, também está en­tu­si­as­mado com o fes­tival, prin­ci­pal­mente pela união entre os co­legas que o pro­jeto está pro­por­ci­o­nando. “Além de es­tarmos ga­nhando mais cons­ci­ência sobre o uso ra­ci­onal e se­guro da energia, ob­servo que a co­mu­ni­dade es­colar está mais unida e con­victa que somos nós os res­pon­sá­veis por mu­danças im­por­tantes de com­por­ta­mento por um pla­neta mais sus­ten­tável”.

A vice-di­re­tora da uni­dade, Ro­sana Al­meida, conta que está or­gu­lhosa dos es­tu­dantes pelo ex­ce­lente em­penho no cum­pri­mento das ta­refas edu­ca­tivas do fes­tival ‘Tô Li­gado na Energia’, que é fo­cado em alunos dos En­sinos Fun­da­mental II e Médio. “Eles estão ob­tendo co­nhe­ci­mentos im­por­tantes, como fontes limpas, ra­ci­o­na­li­zação no uso da energia, se­gu­rança no uso da energia e o au­mento da quan­ti­dade de re­sí­duos a re­ci­clar, tudo de uma forma muito lú­dica”.

‘Tô Li­gado na Energia’ – Du­rante o fes­tival ‘Tô Li­gado na Energia’ serão mi­nis­tras ofi­cinas de te­atro, dança e mú­sica, além de jogos edu­ca­tivos e ta­refas en­vol­vendo a par­ti­ci­pação da co­mu­ni­dade ex­terna. A pri­meira es­cola da rede a par­ti­cipar do pro­jeto foi o Co­légio Es­ta­dual Pedro Calmon, no bairro de Ar­mação, em Sal­vador. A gin­cana pas­sará, ainda, nos co­lé­gios Luiz Fer­nando Ma­cêdo Costa, em Ca­ja­zeiras VII, e Dalva Matos, no Lo­bato, ambos lo­ca­li­zados, também, na ca­pital baiana. O evento teve início no dia 11 de julho, quando os es­tu­dantes par­ti­ci­param de um en­contro de apre­sen­tação da ação. Cada es­cola par­ti­cipa do pro­jeto du­rante um mês. No final do pro­jeto, será re­a­li­zado o Sá­bado Show em cada es­cola, quando ha­verá apre­sen­tação dev ati­vi­dades ar­tís­ticas e será pe­sado o ma­te­rial re­ci­clável co­le­tado para o Vale Luz (aba­ti­mento no valor da conta de energia).

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje