Estudantes fazem visita guiada por pontos históricos de Alagoinhas

Em Alagoinhas, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), levou alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na Escola Municipal Santa Terezinha para um passeio que se transformou, na última semana, em tour por pontos históricos, trajeto que diz sobre a memória coletiva, as construções e o desenvolvimento da cidade.

Intitulada poeticamente pelo pesquisador e coordenador do Arquivo Público, Robério Pimenta, que conduziu o passeio, como “Viajando pelos Trilhos: Alagoinhas, o Pórtico do Sertão”, a visita guiada é uma forma de experienciar, segundo ele, na prática, todo o aprendizado teórico que ganha concretude à medida que a história sai dos livros para se tornar igreja, ruína, praça, ferrovia.

Percorrendo espaços como o estádio Carneirão, a igreja matriz, o comércio, a Estação Ferroviária, a Praça Conselheiro Ruy Barbosa, a Igreja Inacabada, de Alagoinhas Velha, e encontrando, em meio ao trajeto, monumentos que fazem parte da história da cidade, os alunos puderam se aproximar da cultura local.

Foto: Divulgação

“Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a história desses espaços, através de todo esse legado deixado pelos nossos antepassados. É importante citar que o patrimônio histórico faz parte da identidade da nossa cidade, pois está estritamente ligado aos costumes, saberes e ao comportamento da nossa gente. E a repercussão, entre os alunos, é muito positiva, porque a partir do momento em que despertamos a consciência desses estudantes, eles também se tornam sujeitos multiplicadores para a causa tão sensível que é a preservação do patrimônio histórico existente no nosso município”, enfatizou Robério Pimenta, que coordenou a visita.

De acordo com a professora e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Rita Rezende, responsável pela idealização da proposta, junto com as professoras Silvane, Dacineide e Vanuzia, o objetivo principal do projeto ”é resgatar a história da comunidade, seus afazeres, sua gente, e compreender o processo histórico e sociocultural da sociedade”.

A intenção agora, segundo as secretarias envolvidas, é expandir o tour para que estudantes de outras escolas municipais também possam participar da experiência compartilhada de conhecer a cidade a partir da perspectiva apresentada pelos monumentos, praças e pontos históricos de Alagoinhas.

 
Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo