Estudantes disputam Jogos Estudantis da Rede Pública

jerp2_0

Mais de 150 mil estudantes das redes estadual e municipal devem participar das seletivas regionais dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), que seguem até o dia 20 de setembro. A ação, re­a­li­zada pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, objetiva fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica. Ao longo do ano letivo os estudantes participam em competições e no final do ano acontecem as finais, durante o Encontro Estudantil.

Entre as modalidades disputadas, estão: atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e judô. As etapas regionais dos jogos são organizadas em todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE), integrando os estudantes que foram classificados na Etapa Pólos Municipais. “A prática do esporte escolar é muito importante para os estudantes porque, além de estimular a socialização entre eles e contribuir para a melhora do comportamento dentro e fora da sala de aula, ajuda a aumentar a irrigação do sangue no cérebro, auxiliando no seu processo de ensino e aprendizagem”, pontua o co­or­de­nador de Edu­cação Fí­sica e Es­porte Es­colar da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, José Fer­nandes Lima.

Este ano, o ca­len­dário do JERP foi unificado com o dos Jogos Es­co­lares da Juven­tude (JEJ), pro­jeto na­ci­onal do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC). “Com isso, os alunos da rede es­ta­dual irão dis­putar a etapa na­ci­onal do JEJ, jun­ta­mente com os alunos da rede par­ti­cular, no se­gundo se­mestre”, ressalta José Fernandes. Por conta da unificação dos calendários esportivos para os estudantes, foi realizado no último mês de março o 1º Encontro de Articuladores do JERP 2016, em Salvador, com a participação de representantes dos 27 NRE.

A última etapa do JERP será a Estadual, que irá ocorrer de 7 a 9 de outubro. “Os vencedores dessa fase, que será realizada junto aos Jogos Escolares da Juventude, serão credenciados para representar a Bahia na Etapa Nacional do JEJ, em João Pessoa, de 10 a 30 de setembro, para a faixa etária de 12 a 14 anos, e 10 a 24 de novembro, de 15 a 17 anos”, destaca o coordenador José Fernandes.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje