Estratégias para que escolas tenham internet de qualidade foram debatidas pelo Consed

As estratégias para que todas escolas públicas tenham internet de qualidade foram debatidas na tarde desta terça-feira (27), em Brasília, durante reunião do GT Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que é coordenado pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.

Segundo Pinheiro, o papel do Consed é de ser o principal articulador para que haja políticas integradas de governo com o objetivo de universalizar a banda larga nas escolas. “Nosso foco é fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, e para isso é preciso que a internet chegue nas escolas com qualidade. Mas precisamos envolver outras áreas que também precisam deste serviço, como a Saúde, Agricultura, Infraestrutura, Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre outras. A proposta é melhorar a Educação, reduzir custos e conseguir chegar na ponta com qualidade e velocidade”, destacou Pinheiro.

O secretário apresentou uma proposta para universalizar a Banda Larga no país, a partir do compartilhamento e interligação da infraestrutura já existente, a mudança do modelo de financiamento para a expansão, além da realização de uma grande licitação nacional em parceria com os estados e municípios, para ganho de escala e diminuição dos preços.

Na reunião também foi apresentada a Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação, do Ministério da Educação (MEC), em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, cujo objetivo é universalizar o acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica até 2024.

Segundo a secretária Executiva do Consed, Nilse Rosa da Costa, ficou definido que, na próxima terça-feira (11), vai acontecer uma videoconferência do GT Tecnologia para que esta política seja socializada para que seja feito um plano de ação com contrapartidas dos estados, com apoio técnico e financeiro do MEC. “Depois dessa videoconferência haverá uma reunião presencial com os coordenadores de Tecnologia das secretarias estaduais para que, a partir dos planos estaduais, sejam consolidadas estratégias nacionais”, disse.

Também participaram da reunião a diretora de Tecnologia e Inovação do MEC, Renilda Peres, o secretário da Educação do Mato Grosso, Marco Marrafon, e, através de conexões de voz e vídeo, o presidente do Consed, Antonio Idilvan de Lima Alencar, secretário da Educação do Estado do Ceará.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo