Escolas mobilizam estudantes e as famílias para as eleições do Colegiado Escolar

As escolas da rede estadual estão mobilizando a comunidade escolar e as famílias para a participação nas eleições do Colegiado Escolar, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio. Reunião com os pais, debates com estudantes e líderes de classe e reuniões com funcionários e professores estão entre as atividades realizadas. O objetivo é discutir os procedimentos para o pleito e, principalmente, a importância do Colegiado, que é formada por representações destes segmentos, com a finalidade de contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas.

No Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba, diversas reuniões estão sendo realizadas para definir as chapas que irão disputar a eleição. “Estamos aproveitando esse momento para incentivar a participação de representantes fazendo encontros com interessados de todos os segmentos, além de debatermos a importância do Colegiado Escolar”, declara o diretor Amauri Menezes.

Entre as candidatas do segmento pais de aluno, está Sara Sampaio, mãe da estudante do 9º ano, Isabela Sampaio. “Estou tentando a reeleição e espero que tenhamos diversos candidatos para essa nova eleição. É perceptível a melhoria na escola com a participação de todos na gestão. Não podemos esperar que tudo recaia sobre os gestores, toda a comunidade tem essa responsabilidade de trazer contribuições e este é o momento de podermos opinar e trazer ideias”, afirma.

Para a professora de Língua Portuguesa e de Redação, Elisângeles Almeida, do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, em São Miguel das Matas (231 km Salvador), na área do NTE 9, de Amargosa, os educadores têm que estar mais próximos das demandas da comunidade escolar. “A gestão democrática é importante para o desenvolvimento da escola e o nosso grande desafio na unidade é atrair os pais de alunos em sua maioria da zona rural, para mostrar que podem ser importantes nas decisões do colégio. Espero poder contribuir, mais ainda, como candidata à reeleição no meu segmento, pois é nítida uma aproximação maior de todos no intuito de melhorar a escola”, conta.

Também candidato, mas para o segmento de estudantes, Marivan Silva, 2º ano, do Colégio Estadual Balbino Muniz, em Ubaíra (267 km de Salvador), também na área do NTE 9, de Amargosa, acredita que a sua a função é ser uma ponte entre os colegas e a direção, para apresentar demandas e necessidades. “A implantação do Colegiado Escolar acabou resultando em uma maior aproximação dos estudantes com os outros segmentos da escola. Com opiniões e sugestões, desenvolvemos projetos que tinham mais interesse dos alunos, o que proporcionou uma maior participação e percepção da importância de uma integração com os gestores”, comenta.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo