Em carta, Rui e governadores do NE pedem pagamento de obras a Bolsonaro

O governador Rui Costa (PT) e mais oito governadores da região Nordeste do País se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (21) e assinaram uma carta endereçada ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) solicitando a retomada de orbas federais. Os chefes de Estado solicitaram no documento um encontro com o capitão reformado para entregarem em mãos a carta com as reivindicações.

No caso da Bahia, está em questão a retomada dos pagamentos de algumas das obras. Conforme o governador baiano, o Estado arcou com com as parcelas sob responsabilidade estadual e também com as de responsabilidade do governo federal em grandes obras, a exemplo do metrô de Salvador.

“A União, hoje, só para as obras do metrô, falta repassar R$ 180 milhões e nós tivemos que arcar com recursos próprios para não deixar a obra paralisar. Não deixamos parar diversas outras obras, tendo que colocar recursos próprios enquanto não chegavam recursos do governo federal. Vai ficando uma situação quase que insuportável suprir todas as ausências de pagamento do governo federal para obras estruturantes do estado”, disse Rui, em nota à imprensa.

Ele também defendeu a obra da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que aguarda licitação para ser finalizada. “Nós trabalhamos inclusive para preparar estudo técnico de viabilidade econômica, financeira e entregamos ao governo federal. Buscamos atores econômicos internacionais interessados e pedimos essa celeridade”, declarou.

Ainda na carta, os governadores pedem um Pacto Nacional pela Segurança, o reequilíbrio do Pacto Federativo, o desbloqueio de Operações de Crédito dos estados e alteração no Fundeb, com ampliação financeira da União.

Confira a carta na íntegra:

Foto: Reprodução
Fonte: bahia.ba/Foto: Reprodução

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo