Eleitores de SP não estão convencidos em quem votar para presidente

Uma pesquisa realizada pela Toledo & Associados, encomendada pela agência de publicidade Rino Com, diz que 58,5% dos eleitores de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, não têm certeza em quem votarão para presidente da República em outubro.

O levantamento não menciona nominalmente os candidatos, mas mede o comportamento dos eleitores e destaca fatores que influenciam a decisão da escolha do presidente.

Os principais candidatos são Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).

De acordo com a pesquisa, 23% dos eleitores estão “firmemente” decididos e 18,5% votarão em branco ou nulo.

O estudo afirma que 69% dos entrevistados que anunciam voto branco ou nulo não pretendem mudar de ideia.

Entre aqueles que se declararam firmemente decididos na escolha do candidato a presidente, 29% deles, no entanto, podem mudar o voto.

Em relação aos indecisos, foi questionado o que poderia influenciá-los: 35% afirmam que o histórico de realizações do candidato; 27% dizem que as propostas de campanha; outros 27% tendem a levar em consideração se o candidato tem uma boa imagem; 11% se serão beneficiados pessoalmente; e 11% querem ver melhoria na economia. Além disso, 13% dos entrevistados não sabem dizer o que conquistaria os seus votos.

A maioria está satisfeita com a vida cotidiana: 9% dos entrevistados consideram a vida excelente, 47% definem como boa e 38% dizem que está regular. As opções ruim e péssima somam 6%.

Manifestada em protestos espalhados pelo Brasil, a melhoria nos serviços públicos está entre as principais preocupações dos eleitores ouvidos.

Lideram as prioridades a saúde (40%), a educação (25%), a segurança (19%), a honestidade e a ética (17%) e a economia (13%). Por outro lado, 75% não acreditam que a economia vai melhorar.

Sobre as manifestações que invadiram as ruas do país, 56% são favoráveis e 35% são contrários.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa ouviu 400 pessoas entre os dias 24 e 29 de julho. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Informação. O principal meio de informação dos eleitores é a televisão, sendo que 91% dos eleitores usam o veículo como principal fonte. Em contrapartida, vem crescendo o número daqueles com acesso à internet. Do total dos eleitores ouvidos, 57% usam a internet para ficarem informados, com destaque para os mais jovens e as classes mais altas.

Impacto da Internet. A pesquisa diz que 69% dos eleitores da cidade de São Paulo acessam a Internet: 51% acessam todos os dias, enquanto 18% eventualmente. Ainda assim, 54% acessam as redes sociais. O preferido do eleitorado é o Facebook, com 98% dos pesquisados com conta nessa rede social. Para 50% dos entrevistados, a Internet influenciará as eleições.

Fonte: Blog do Noblat

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo