Eleição: TCU acha indícios de irregularidades em quase 30% das doações

tcu

A equipe de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou, na terceira semana de análise das receitas e despesas de campanhas informadas por candidatos que disputam as eleições deste ano, 92.276 indícios de irregularidades em arrecadação – o que equivale a 27,9% do total de 330.574 empresas e pessoas físicas apuradas até então. Os técnicos ainda vão apurar mais 238.298 doações.

De acordo com os últimos dados consolidados divulgados pelo TCU, das 399.602 despesas dos postulantes, 5.482 demonstram algum indício de irregularidade, o que equivale a 1,4% do total, desde quando a avaliação começou a ser feita.

Os cálculos estão sendo executados semanalmente, em ambiente computacional do órgão, por auditores de controle externo especializados em entendimento de conteúdo e linguagem de bases de dados, cujo conhecimento está sendo fundamental para a construção desses cruzamentos.

Os resultados estão sendo transmitidos por um canal seguro ao TSE para envio aos juízes eleitorais nos municípios, que são responsáveis por verificar os indícios e tomar as providências cabíveis.

O trabalho é resultado de uma parceria firmada pelo TSE e diversos órgãos públicos para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e coibir crimes eleitorais no período de campanha. Para preservar a identidade dos investigados, a Corte Eleitoral não divulgará os nomes dos doadores e beneficiários.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo