Dilma usará mais cargos para evitar sustos no Congresso

Na primeira reunião ministerial da nova equipe, a presidente Dilma Rousseff disse aos auxiliares que se surpreendeu com a derrota de ontem no Congresso, quando o governo não conseguir votar vetos aos projetos da chamada pauta-bomba. A presidente pediu que os ministros conversassem com as bancadas para evitar novos sustos.

Dilma adotou um tom de cobrança, mas não muito duro. Disse que considerava necessário respeitar os acordos feitos na reforma ministerial e que contava com suporte no Congresso para manter os vetos presidenciais e aprovar outros temas da agenda econômica do governo. O Palácio do Planalto tentará votar os vetos presidenciais na semana que vem.

O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, fará um mapa das insatisfações nos partidos aliados e prometeu liberar verbas e cargos de segundo escalão para acalmar setores da base de apoio parlamentar.

Outro tema de destaque foram as pedaladas fiscais. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse em entrevista após a reunião que a presidente considera o episódio “página virada”. O governo deixou claro que deixará em segundo plano a batalha jurídica e investirá numa estratégia mais política.

Ou seja, tentar obter votos na Comissão Mista de Orçamento e também no Senado e na Câmara para evitar das contas de 2014. Por unanimidade, o TCU recomendou ao Congresso a reprovação dessas contas.

Fonte: Blog do Kennedy

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo