Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado na Bahia

Com uma programação especial, a Fundação Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue’, na manhã desta quinta-feira (14), no Hemocentro Coordenador, em Brotas. Apresentações musicais, aula de alongamentos e distribuições de camisas fizeram parte das atividades. Durante o evento foi lançada a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção’. O objetivo é convocar doadores para restabelecer os estoques de sangue da Fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante o período de festas juninas e da Copa do Mundo.

Para a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, as chuvas características ao mês de junho fazem com que o número de doadores diminua. “É um período atípico em que menos pessoas doam sangue apesar de ser uma época de festas em nosso estado em que mais pessoas viajam, aumentando o número de acidentes e a necessidade de um estoque de sangue reforçado. Por isso essa é uma campanha importante para que as pessoas venham contribuir com essa boa ação que pode salvar tantas vidas”.

Desde abril, a Fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação e, embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece apresentando estoques críticos. O professor de aeróbica, Alípio Alves ficou sabendo da necessidade e fez questão de fazer a doação. “É muito importante, é um gesto de cidadania. Sempre tem alguém precisando e não é difícil, é tão fácil e rápido”.

A programação contou com o show de abertura do cantor Alê Santana, ações de parceiros da fundação, como aula de alongamento e distribuição de camisas, e também a mobilização da Polícia Militar da Bahia levou 135 alunos a soldado voluntários para doar sangue. Para o coronel Admar Fontes, do Departamento de Policia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), é uma oportunidade “Em comemoração a esse dia, estamos realizando essa ação atendendo uma demanda tão importante de nossa sociedade”.

Para Doar
Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo