Desconto na compra de imóvel nunca foi tão grande

Os descontos obtidos pelos compradores na aquisição do imóvel atingiram o maior índice desde dezembro de 2013 e a intenção de compra caiu para o maior patamar desde o final do ano passado, aponta o Raio X FipeZap do 2º trimestre de 2015 divulgado nesta quinta-feira (30).

Os compradores entrevistados relataram um desconto médio de 7,6% obtido nas transações realizadas 12 meses encerrados em junho, o maior índice desde que o levantamento começou a ser feito, em dezembro de 2013. A taxa está quase 1 ponto percentual acima da média histórica desse período, que é de 6,9%.

No 2º trimestre de 2015, 43% dos entrevistados afirmaram ter intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses, índice mais baixo desde o 3º trimestre de 2014, primeiro disponível para esse questionamento. A expectativa de 58% é que os preços caiam nos próximos 12 meses, e a variação média esperada é de -7,4%.

Segundo o Índice FipeZap divulgado no início do mês, os imóveis num conjunto de 7 cidades monitoradas tiveram perda real 4,5% no primeiro semestre de 2015.

O Raio X FipeZap também aponta que os investidores continuaram a fugir do mercado imobiliário. A participação desse tipo de comprador, que chegou a atingir cerca de 45% há um ano, caiu para 37%, o menor índice desde dezembro de 2013. O índice também atingiu o mínimo histórico no caso dos que pretendem comprar para alugar – 21%.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo