Deputado federal Paulo Azi garante R$1 milhão para Prefeitura de Alagoinhas combater o coronavírus

Em ofício encaminhado ao prefeito Joaquim Neto (ver abaixo), o deputado federal Paulo Azi comunica que destinou R$1 milhão para o combate ao coronavírus em Alagoinhas.

Para que o recurso seja liberado, a administração municipal deverá apresentar plano de trabalho que defina a utilização do montante nas ações necessárias para o enfrentamento da pandemia. 

O deputado federal ressaltou que o investimento do recurso na área de saúde é exclusivo para o combate ao coronavírus e atribuição do Executivo. “A partir da apresentação do plano de trabalho, se tudo estiver dentro das diretrizes técnicas, o recurso ficará disponível para a Prefeitura de Alagoinhas entre oito e 15 dias”, afirmou Paulo Azi.

Uma das alternativas, de acordo com o parlamentar, seria a utilização de 20 leitos de UTI do HCA, emprestados ao município sem custos, devendo a administração arcar com investimentos em materiais e mão de obra especializada. “O HCA tem 20  leitos de UTI, enquanto  Hospital Dantas Bião dispõe de apenas 10”, afirmou o deputado. 

Segundo Paulo Azi, umas das vantagens desta opção estaria vinculada ao pouco tempo necessário para colocar em funcionamento os leitos de UTI do HCA.

“Os pacientes, que porventura, tenham o estado agravado, poderiam ser atendidos no hospital e não precisariam ser transferidos para Salvador”, enfatizou.  

O deputado Paulo Azi disse ainda que espera mais rapidez da Prefeitura de Alagoinhas no comante à pandemia do coronavírus.

“As pessoas em estado mais grave precisam contar com estrutura de saúde que lhes permita lutar contra a doença e ter expectativa de cura, só possível com a oferta de leitos de UTI e o trabalho dos profissionais em ambiente adequado”, salientou o deputado federal.

Ele afirmou que Feira de Santana e Camaçari estão agindo com rapidez para atender os doentes e diminuir o colapso da rede de saúde. 

 

 

Foto: Rádio Metrópole

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje