Departamento de Saúde oferece especialidades médicas para policiais militares e dependentes

Com mais de 30 mil atendimentos anuais entre serviços odontológicos e especialidades médicas para policiais militares e dependentes, o Departamento de Saúde (DS) da Polícia Militar da Bahia oferece diariamente atendimentos ambulatoriais nas áreas de fisioterapia, coloprotologia, mastologia, ginecologia, nefrologia, ortopedia, clinica médica entre outras.

Segundo o diretor do departamento, coronel Clóvis Ribeiro, ainda este ano será feito uma parceria com a secretaria de saúde do Estado para reabrir o Hospital da PM, o que disponibilizará também internações para tratamentos de diversas patologias.

Com o intuito de evitar futuros problemas de saúde para os policiais militares, o DS vem realizando também o Programa de Controle Médico nas unidades da Instituição. O programa atua com uma equipe de profissionais de saúde que visitam as unidades e orientam os PMs a realizarem exames periódicos de laboratórios, bem como aqueles relacionados às atividades policiais como audiometria, cardiovasculares, radiográficos, oftalmológicos, entre outros.

Até o mês de fevereiro deste ano, o programa já atendeu mais de mil policiais miliares da capital e interior, a meta é estender o serviço em todas as unidades da Corporação. Para a médica ocupacional, major Silene Dantas, esses exames devem ser sempre realizados para a avaliação completa da saúde do policial militar. “É uma iniciativa importante que permitirá ao departamento acompanhar periodicamente a saúde da nossa tropa, como também orientá-los a ter uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a major. As especialidades ambulatoriais podem ser agendadas de segunda a sexta das 8h às 17h, através do telefone 3116-6384.

Para cuidar da saúde bucal, o DS conta com a odontoclínica que atende policiais militares e dependentes em procedimentos que vão desde uma simples limpeza até a realização de cirurgias. Entre os 14 consultórios que a unidade possui, crianças de 0 a 12 anos também são contempladas com salas personalizadas e cadeiras próprias para cuidar da fase inicial da dentição do bebê. Como fez a mamãe Sheila Pinto, que acompanhou o filho Robson Junior, de 8 anos, que ao cair quebrou um dos dentes. “Estou trazendo meu filho pela segunda vez e só tenho a agradecer a atenção dos profissionais e a eficácia no atendimento”, declarou a mamãe. A marcação é realizada de forma presencial de segunda a sexta em horário comercial. Para os atendimentos emergenciais a clínica disponibiliza os sábados e os domingos das 9h às 17h.

O Departamento ainda oferece procedimentos odontológicos nas unidades da PM pertencentes aos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Guananbi, Alagoinhas, entre outras cidades que podem ser consultadas no departamento.

Outra atribuição do departamento é o serviço da junta médica na realização de exames para avaliação das diversas incapacidades do profissional à execução da atividade policial militar. O soldado Jorge Hilton, lotado na 20ªCIPM, elogiou o atendimento. “A consulta é feita no dia e na hora marcada sem demora, estou muito satisfeito”, disse o policial. O encaminhamento à Junta médica é feito pela unidade a qual o policial pertence por meio virtual através do endereçods.marcacao@pm.ba.gv.br.

Fonte: Ascom PM Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo