DEM poderá ter candidatura própria em Alagoinhas – Maurílio Fontes

O partido Democratas está buscando se fortalecer em nível estadual e nos municípios baianos para disputar as eleições de 2020 e o grande embate que espera a legenda: confronto com o PT em 2022, quando o prefeito ACM Neto deverá enfrentar as forças situacionistas que comandam o governo desde 2007. 

Em Alagoinhas, embora os dirigentes locais não discutam publicamente o assunto, há possibilidade real de candidatura própria, sem as alianças formadas nas eleições de 2000, 2004, 2008 e 2012, quando o partido apoiou o ex-prefeito Paulo Cezar, perdendo duas disputas e participando de igual número de vitórias.

Na última eleição municipal, para ser candidato com condições de disputar o pleito, o médico Joaquim Neto migrou do PTC para o DEM e ganhou com apoio do grupo do deputado federal Paulo Azi. 

O ex-secretário de Educação, Fabrício Faro, um dos mais bem avaliados ocupantes do primeiro escalão do governo joaquinista, é o nome que o DEM deverá apresentar à população de Alagoinhas em 2020.

Faro representa a renovação do partido e, estrategicamente, a tentativa de se aproximar de segmentos da comunidade alagoinhense refratárias à sigla. 

Além disso, se a aposta eleitoral não vingar em 2020, Faro terá ampliado seu nível de conhecimento para, por exemplo, disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022, formando dobradinha com o deputado federal Paulo Azi, e voltar ao embate municipal em 2024, quando terá menos de 50 anos. 

O DEM, com a possível candidatura de Fabrício Faro, depois de mais de duas décadas, estará na cabeça de uma das chapas majoritárias. 

Mas como a política é a arte da conversa, o cenário poderá ser diferente, mas o DEM planeja ser protagonista nas eleições de 2020 e nos anos seguintes em Alagoinhas. 

 

Foto: Alagoinhas Hoje 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo