CPI vai percorrer o Estado para investigar denúncias contra as operadoras

PAULO AZI E JOSEILDO

Os parlamentares membros da CPI da Telefonia se reuniram nesta quarta-feira (04) em sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Relator da CPI, o deputado Joseildo Ramos (PT) apresentou uma proposta de regimento interno para os parlamentares. O documento deve ser apreciado na próxima sessão, junto com um Plano de Trabalho que será proposto pelo deputado. O Plano vai detalhar os próximos passos da Comissão, que vai continuar funcionando mesmo no recesso parlamentar. “Nossa ideia é que a CPI seja absolutamente transparente para que a população tenha acesso e seja parte importante dos resultados do nosso trabalho”, adiantou Joseildo. 

De acordo com ele, os meses de dezembro e janeiro devem servir para coleta de informações em outros estados e nas diversas regiões da Bahia. O objetivo é aferir o grau de satisfação dos consumidores com o serviço, capturando reclamações e denúncias, através da CPI Itinerante, que deve percorrer todas as regiões da Bahia. Além das viagens, a proposta vai incluir a implantação de um banco de dados na internet, criação de site oficial para denúncias online e a utilização das redes sociais. 

Apresentação 

Os parlamentares acompanharam a apresentação do engenheiro eletricista e professor aposentado da UFBA, Roberto da Costa e Silva, membro da Câmara de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-BA). O depoimento de Silva relatou para os membros da CPI o histórico do setor de telecomunicações no país e os problemas mais frequentes enfrentados pela população. Silva, que é funcionário aposentado da antiga Telebahia, é mestre em Engenharia Elétrica pela UFBA e um dos mais respeitados profissionais da área na Bahia, com seis livros publicados. Após o momento de coleta de informações, A CPI prepara as oitivas, para onde serão convidados o Ministério Público, PROCON, Anatel, representantes das operadoras e os sindicatos de trabalhadores do setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Rogério Rocha

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje