COVID-19: Em Alagoinhas, alunos em situação de vulnerabilidade social receberão kits de alimentos

Com aulas suspensas na rede de ensino, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), que tem adotado medidas para preservar o direito de alimentação dos estudantes, frente à pandemia, inicia também a distribuição de kits do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos alunos de creche. Os itens alimentícios, adquiridos via PNAE, serão distribuídos conforme resolução n° 2, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre a execução do programa.

A medida – que cumpre com as definições da Lei nº 13.987/2020 – é uma forma de garantir o suporte nutricional aos estudantes, que, em razão da pandemia, estão com as atividades suspensas nas escolas. De acordo com a SEDUC de Alagoinhas, foi realizada uma reunião entre equipe técnica e Conselho de Alimentação Escolar para discutir os critérios de distribuição dos alimentos. Nesta reunião, ficou determinado que os estudantes matriculados na rede municipal que fazem 3 refeições diárias, na unidade de ensino, seriam beneficiados; neste caso, os estudantes de creche, ou seja, crianças de 2 e 3 anos de idade. As entregas serão realizadas a partir desta quarta-feira (6), conforme cronograma organizado pela secretaria.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem como foco contribuir para a nutrição, o crescimento, a aprendizagem e o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos da rede pública (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com a SEDUC, os kits foram montados tanto com itens que estão armazenados nas próprias unidades de ensino – e serão distribuídos em comum acordo com o colegiado escolar, levando em consideração os critérios estabelecidos –, quanto com alimentos do almoxarifado central.

É importante frisar – aponta a equipe técnica da Secretaria da Educação – que todas as unidades de ensino também montaram kits a partir dos alimentos de seus almoxarifados. Ainda segundo a SEDUC, esses alimentos serão distribuídos à comunidade tendo como critério a vulnerabilidade social das famílias.

“É na escola que muitos alunos encontram a única refeição do dia. Para esses estudantes, a alimentação nas escolas é parte fundamental da nutrição necessária diariamente para o desenvolvimento. É visando assegurar que esses alunos não fiquem desassistidos, durante a suspensão das aulas, que temos unido esforços. É importante destacar ainda que os critérios para a distribuição dos kits alimentares foram estruturados em consonância com as diretrizes de segurança alimentar e nutricional do próprio PNAE”, ressaltou o secretário municipal de educação, Jean Afonso. O gestor da pasta salientou que, além dos kits de alimentação do PNAE, a Prefeitura tem realizado a entrega também de cestas básicas, contemplado em totalidade os alunos da rede municipal de ensino.

Os kits seguem as determinações do PNAE quanto à qualidade nutricional e sanitária, e a recomendação da SEDUC é para que todas as embalagens sejam higienizadas com água e sabão antes da entrada às residências.

Confira o cronograma de distribuição:

QUARTA-FEIRA (06/05/2020):

 

QUINTA-FEIRA (07/06/2020):

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje